quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O Rio Itajaí Mirim continua a pedir Socorro!

Tudo que é bom deve ser incentivado e elogiado, assisti esta semana na RIC/RECORD- TV Vale do Itajaí (minha ex-casa de trabalho), duas reportagens produzidas pelo Apresentador Graciliano Rodrigues e o Cinegrafista e amigo Zé Rogério. Quero aqui neste espaço, parabenizar a dupla e a edição do departamento de jornalismo, pela idéia desta produção, pelo trabalho desenvolvido e pela prestação de serviço ímpar. Este tipo de reportagem há tempos não assistia na RIC/RECORD de Itajaí, estava sentindo falta, e confesso que achei que o apresentador se saiu muitíssimo bem, acredito que deveria sair mais as ruas da cidade e região, e, produzir outras reportagens do tipo. Ah, só acho que o apresentador esqueceu de colocar o colete salva-vidas, faz parte da reportagem, assim como se produz uma matéria relacionada ao trânsito e o repórter sai dirigindo e não coloca o cinto de segurança, mas a mensagem que desejava passar ficou redondinha! Com esse trabalho, ganha a emissora, ganha o telespectador.
Ao assistir as reportagens relembrei de uma grande-reportagem que produzi em 2005, na TV Itajaí (TV a cabo). As imagens são as mesmas, percebi que o problema persiste e aumentou, na época, como você terá a oportunidade de conferir no vídeo a seguir, o então Diretor da Semana, Marcelo Sodré e o Diretor da Fundação Meio Ambiente, Guy Siegl, garantiram a nossa equipe que um trabalho emergencial iria iniciar no dia posterior a visita ao rio Itajaí Mirim. A idéia era traçar um plano de despoluição e conscientização junto aos moradores ribeirinhos e empresários. Não acompanhei esse trabalho, mas... pelo visto se foi feito não teve continuidade, e a ocupação irregular assim como a falta de educação e respeito ao meio ambiente cresceram. Resultado: os próprios ribeirinhos e empresários sofreram as conseqüências na enchente de novembro de 2008 e na semana passada. Claro, vale destacar que não só os moradores e empresas instaladas as margens do Rio em Itajaí são culpados, mas todos que estão ao longo do Itajaí Mirim que nasce em Serra dos Faxinais. A bacia do Itajaí Mirim compreende 9 municípios, de Vidal Ramos à Camboriú. O leito principal possui uma extensão de 170 KM.

Reveja a grande reportagem que produzi em 2005 e compare com a situação de hoje. Tire suas conclusões, de uma coisa tenho certeza, qualquer atitude que seja tomada hoje, será tardia, o trabalho agora deve ser coletivo e incessante! Não é só problema dos governos, mas de toda a população, como destaco no vídeo. Abraços.

A grande reportagem de 8 minutos é minha, as imagens são de Paulo Cesar e a edição de Cláudia Oliveira Filmagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário