quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Para refletir e quem sabe agir


Um folder que recebi na tarde de hoje, não me recordo aonde, me fez refletir, e achei que deveria compartilhar com os colegas.
O folder trás uma foto de uma sorridente menina, de uns 3 à 4 anos, e uma frase que te faz um convite: SEJA UM DOADOR DE MEDULA ÓSSEA. Além de outras informações: Cadastre-se como voluntário. Primeiro você doa ESPERANÇA e, se tudo der certo, você também vai doar VIDA.
Tem algo mais bonito que doar a vida pelo irmão? É uma ação generosa, que recebe com certeza a aprovação de Deus.
O folder é do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina – HEMOSC. No verso encontramos informações sobre hemocentros espalhados pelo estado, onde podemos obter mais informações. São nove cidades: Florianópolis, Chapecó, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Tubarão e Canoinhas.

O transplante de medula óssea é a substituição de uma medula doente por uma sadia coma finalidade de recuperar sua função. A medula óssea é responsável pela produção de sangue ( hemácias, leucócitos e plaquetas) .
Os portadores de leucemias são os doentes que mais se beneficiam dos transplantes de medula. As chances de encontrar uma medula compatível é em média uma em 100 mil. Por isso o HEMOSC está solicitando voluntários para a doação e consequentemente aumentar as possibilidades de milhares de pessoas que estão na fila de espera, crianças inclusive!

Para estar apto a doar, o cidadão deve cumprir alguns requisitos como ter entre 18 e 55 anos de idade e estar saudável.
A doação é feita com anestesia, é rápida e não causa danos à saúde, em poucas semanas ela se regenera. A recuperação da medula no paciente começa algumas semanas após ter recebido o transplante.

Se você se interessou, acho que vale a pena entrar em contato com o HEMOSC, para obter mais informações. Anote os números de telefone: 48 3251-9711/3251-9712
Ah, vale destacar também que o voluntário doador deve participar do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea, que tem sede no Rio de Janeiro. Contato 21 3970-3968.

Vamos refletir e quem sabe agir! Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário