sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Vereador sugere estudos em prol do meio ambiente e de nossa saúde


Entre as 27 indicações aprovadas na noite de ontem, na Câmara de Vereadores de Itajaí, uma é importantíssima e merece realmente atenção especial do Poder Executivo.
O vereador Renato Ribas, sugeriu ao Prefeito que proceda estudos de Anteprojeto no sentido de regulamentar o uso de cano de escape na parte superior dos veículos do transporte coletivo do município. A medida, por exemplo, foi tomada este ano em Divinópolis, Minas Gerais. O Projeto de Lei Nº Com 150/2009, dispõe sobre a obrigatoriedade dos canos de descarga dos ônibus coletivos urbanos, de forma que o escapamento seja instalado na parte traseira e superior do veículo. A fumaça preta emitida por ônibus urbanos é prejudicial à saúde humana, pois pode causar: problemas respiratórios, câncer de pulmão, problemas relacionados ao sistema nervoso e ao coração além de danos ao meio ambiente. Segundo dados dos principais órgãos ambientais do país, seja na esfera estadual ou federal, os veículos movidos a diesel (na sua extensa maioria ônibus e caminhões), são responsáveis por parcela considerável da poluição ambiental nos principais centros urbanos do país. O escapamento na vertical é menos agressivo à saúde humana, pois facilita: a dispersão da fumaça preta na atmosfera diminui o contato dos poluentes com os transeuntes, diminui o odor nauseante e o ruído, além de facilitar a fiscalização dessas emissões.
Ontem também foram divulgados os nomes dos homenageados na 7ª Edição do Prêmio Professora Onadir da Silva Tedéo de Educação. Os nomes dos 21 homenageados foram pré-selecionados pela Comissão permanente de Educação, Saúde, Cultura e Assistência Social da Câmara.
Na sessão de quinta-feira ainda, os vereadores votaram e aprovaram mais cinco Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo. A maioria que autoriza abrir linha de créditos para secretarias e fundações, destaque para o Projeto 268/2009, que institui o Programa Selo Social no âmbito do Município de Itajaí. O programa criado em 2005, pelo governo passado visa premiar empresas que contribuem com a preservação do meio ambiente, crescimento profissional dos funcionários assim como o bem estar da comunidade. O número de empresas comprometidas com causas sociais cresce a cada ano, diante desta situação fica impossível encerrar o programa, que sem dúvida nenhuma foi um dos mais bem sucedidos do governo municipal anterior.
As informações completas sobre este assunto e um resumo da sessão de quinta-feira na Câmara de Vereadores de Itajaí, você confere no Programa Câmara em Destaque desta sexta-feira, que vai ai ar às 22 horas, pela TV Brasil Esperança.

Eu aguardo você!
Foto: Arquivo ( Edson Castilho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário