domingo, 13 de dezembro de 2009

A verdadeira História de Papai Noel

Existe uma série de histórias sobre o Papai Noel, eu escolhi esta, o que acha? Linda para contar para as crianças e plantar essa semente de amor e solidariedade nos coraçãozinhos dos pequenos!


O verdadeiro nome de Papai Noel é Nicolau. Ela nasceu na Turquia, em uma cidade chamada Myra. Cerca de 300 anos depois do nascimento de Jesus Cristo.

Nicolau teve uma infância muito feliz, até que seus pais morreram. Ele então foi morar em uma igreja. Assim cresceu e começou a trabalhar. Nas festividades natalinas, Nicolau procurava ajudar as pessoas que tinham necessidade. Mas, como não queria ser reconhecido, durante a noite saia escondido e jogava sacos com moedas de ouro pela janela ou chaminé das casas das famílias que mais precisavam.

Em locais de muito frio, a lareiras eram usadas para esquentar a casa e secar as roupas, muitas vezes as moedas caiam dentro das meias que ficavam penduradas nas lareiras.

Por isso, até hoje muitas crianças deixam suas meias espalhadas pela casa para que o Papai Noel deixe seus presentes e isso virou tradição. Aqui no Brasil como diz a música, as crianças deixam seus sapatinhos na janela do quintal!

Não demorou muito até que percebessem que era Nicolau quem distribuía as moedas. As pessoas ficavam tão felizes com esse amor e carinho que o consideravam um Santo! Por isso deram roupas especiais para ele. Nicolau no inicio usou trajes marrons e verde-escuro, até chegar ao vermelho que é tradicional.

Neste tempo Nicolau começou a receber contribuições de pessoas querendo ajudar aqueles que mais precisavam. Então foi criada a Fábrica de Brinquedos, que na realidade não fabrica apenas brinquedos, mas quase tudo que se possa fabricar. Os presentes não são dados apenas por Papai Noel. Pais, mães, filhos e amigos trocam presentes entre si. Pois a época é muito especial. Comemoramos o nascimento de Jesus Cristo, filho de Deus, que veio ao mundo para nos salvar. Esta época devemos reservar algum tempo para reforçar nossas orações, agradecimentos a Deus, pedidos de paz, amor, prosperidades, saúde, felicidades e dias melhores a todos nós. A troca de presente é apenas um símbolo, e tem um significado grandioso. Mostra que a pessoa que recebe foi lembrada e é querida por alguém. O presente é um agrado, como os três reis Magos fizeram ao pequeno Menino Jesus. Presentear não dói, só faz um bem danado para quem recebe e para quem oferece. Os laços de amizade e familiares ficam ainda mais fortes. Até 2001 meu Papai Noel era meu pai, hoje é minha mãe, que assumiu o posto e está se saindo muito bem. Minha mãe é Papai Noel o ano inteiro, não só enche eu e meus irmãos de presentes, como de mimos, atenção, amor, carinho, se preocupa conosco e está sempre com a casa e principalmente o coração aberto para nos receber.

Eu adoro presentear, e adoro receber presentes também, não importa a data do ano e o valor. Quem não gosta de se sentir querido, valorizado, amado e admirado. Todo mundo. Até Jesus foi elogiado por Deus, diante de todos que assistiam seu batismo. Deus Pai decidiu elogiar o filho porque além de merecer queria que todos ficassem sabendo que Jesus era seu filho amado, desejava que ele também se sentisse contente, naquele momento tão importante, momento único, do batismo, que deve acontecer apenas uma vez só na vida do cristão, porque Deus é um só, e está em todas as partes, mas principalmente dentro de nossos corações. Deus não deve ser procurado em igrejas, templos, seja qual for a denominação do prédio que se reúna para orar, Deus este em nós, e é único e onipotente.

Nesta época tão linda e ímpar, vamos nos presentear, nem que seja com um sorriso, um abraço apertado, desejos positivos para o próximo ano! Vamos espalhar a felicidade, plantar nos corações dos amigos e familiares e regar todos os dias de 2010.





Fonte: Revista da Turma do Clubinho Bumerang

Fotos: Chris Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário