quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Itajaí pode ter Marina e sediar Etapa Brasileira da Regata Volta ao Mundo

As sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Itajaí iniciam apenas no dia dois de fevereiro, às 18 horas. Mas nesta terça-feira, o presidente Luiz Carlos Pissetti, convidou os vereadores, para acompanhar no plenarinho a apresentação de dois projetos que podem impulsionar significativamente a economia da cidade e estado.

A pedido do prefeito Jandir Bellini, a empresa Tedesco, detentora de inúmeros empreendimentos em Balneário Camboriú, realizou um estudo para possível construção de uma Marina no Saco da Fazenda. Vilmar Renato Machiavelli, Diretor Geral da Marina Tedesco afirmou que a empresa possui sim interesse em construir na cidade e ampliar os seus serviços, que já não atende mais a crescente demanda na cidade vizinha. Segundo ele, Santa Catarina em breve ocupa a primeira colocação no mercado do setor náutico, os barcos estão cada vez maiores, e há a necessidade urgente de construção de uma Marina, com vagas molhadas para atender esses proprietários e suas embarcações. Se o projeto for colocado em pratica, a Marina de Itajaí pode oferecer aproximadamente 500 vagas molhadas, o que geraria cerca de 1500 empregos diretos. Nas vagas molhadas, os barcos permanecem ancorados na Marina, e não nas garagens. Após a burocracia com liberação de licença ambiental, a empresa se compromete a entregar o empreendimento em um ano.

Também na área náutica, o outro projeto mais ambicioso, pode impulsionar principalmente o setor turístico e colocar o município na rota internacional. Representantes da Empresa Volvo, realizadora da Regata Volta ao Mundo, Darrel McLennan Fordyce, Jeremy Troughton, e o velejador brasileiro Alan Adler, um dos construtores do barco Brasil 1, e representante do evento no País divulgaram que Itajaí é uma das três cidades candidatas a sediar a etapa brasileira do evento, que deve acontecer em 2012. O município compete com as cidades de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro e São Sebastião em São Paulo. Além da participação no evento, ainda existe a possibilidade do barco ser construído na cidade. De acordo com o velejador Alan, a Regata dura oito meses, possui participantes de todo mundo, inclusive com velejadores brasileiros. Na Regata de 2005/2006 o Brasil competiu com o barco mais nacional do evento, com metade dos tripulantes daqui.
Em cada etapa os velejadores param de 15 a 20 dias. São oito paradas pelo mundo. Cerca de 200 países fazem a cobertura e transmissão do evento.
A Regata atrai um público exigente e fiel, que permanece nas cidades sediadas pelo evento, utilizando todos os serviços disponíveis, desde turísticos a culturais. Todos os patrocinadores do evento trazem convidados, só a Volvo possui cerca de três mil e quinhentos convidados, que seguem os velejadores em todas as etapas. Só para se ter uma idéia da grandiosidade do evento, entre visitantes, organização, imprensa nacional e internacional cerca de 300 mil pessoas podem passar pelas cidades que sediam a etapa da regata. A comitiva da Volvo destacou na reunião, que a cidade possui grandes chances de ser escolhida. A resposta pode ser dada no mês de março.

A reunião foi acompanhada por quatro vereadores, o deputado federal Paulinho Bornhausen, a Senadora Ideli Salvatti e o Prefeito Jandir Bellini. Todas as informações e ainda as entrevistas exclusivas sobres os projetos, você acompanha no Programa Câmara em Destaque, que vai ao ar nesta quarta-feira às 22 horas pela TVBE( canal 21). Eu aguardo você!

2 comentários:

  1. Ah, até que enfim vou poder guardar a minha lancha mais perto de casa!!!!

    ResponderExcluir
  2. meu ap vai valer no minimo 2.000.000,00

    ResponderExcluir