sexta-feira, 2 de julho de 2010

Fim do privilégio

Imagine você mãe ou pai que precisa trabalhar e poder ir tranqüilo, já que seus filhos pequenos ficarão em uma creche municipal, seguros, bem alimentados e aprendendo as primeiras lições escolares?

Imaginou? Sonhou? Mas acha que tal situação não existe, já que as vagas em centros de educação infantil além de disputadíssimas, ainda são ocupadas por filhos de pessoas que possuem algum relacionamento com políticos, com servidores de confiança do governo e ou da câmara municipal? Pois pare de sonhar, e viva a realidade, essa situação já existe em Itajaí. Desde o dia 30 de junho, o privilégio é coisa do passado, em especial para o cadastro de vagas nos Centro de Educação Infantil. O prefeito Jandir Bellini sancionou um projeto de Lei Ordinária, de autoria do vereador e presidente do legislativo, Luiz Carlos Pissetti, que propõe uma fila única no processo de solicitação de vagas para crianças em creches do município.

A idéia é informatizar o cadastro e deixar disponível para consulta dos cidadãos, educadores, imprensa e secretários. Enfim tornar público o processo, acabando de vez com os privilégios.

A sugestão do vereador é gerar uma fila virtual, a partir dos números de protocolos. O cadastro deve estar atualizado no site da prefeitura. A chamada deve respeitar o número de inscrição do pleiteante. Isso torna o processo mais transparente, além de oferecer maior conforto para os pais mais necessitados. As vagas serão preenchidas agora seguindo alguns critérios, como por exemplo, a comprovação da necessidade da vaga, através do diagnóstico do perfil sócio-econômico.

A lei Pissetti, como já está sendo chamada, ainda garante aos pais a escolha da unidade de educação de sua preferência. De acordo com o autor do projeto, o Programa Fila Única já começa a entrar em vigor este ano. O cadastro deve iniciar em breve. Nós, os vereadores e vocês pais devem cobrar e fiscalizar a execução deste projeto, que vai com certeza democratizar de vez o cadastro de vagas nos CEI´S de Itajaí.



Esse assunto e outros de seu interesse você confere no Programa Câmara em Destaque desta sexta-feira, que vai ao ar a partir das 22 horas, através da TVBE (canal 21 aberta e 27 na ViacaboTV).

Saiba ainda como e onde ajudar as vítimas da enchente do Nordeste, agora é hora de retribuir o que recebemos em 2008, e ainda como deve funcionar a segurança durante a procissão de São Cristóvão.



Não perca o programa! Eu aguardo você!

Foto: Victor Bocca ( fotógrafo Câmara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário