terça-feira, 13 de julho de 2010

O que está faltando no coração das pessoas?

Não porque a imprensa está exagerando nas notícias sobre violência contra a mulher, mas porque o assunto me toca, é que vou escrever sobre ele também.

Até porque, quem já sofreu violência física ou moral, sabe ou pelo menos tem idéia do que Elisa e Mercia passaram nas últimas horas de vida.

Quanto mais o homem se diz evoluído, mas primata se torna. Quanto mais estuda, como dizia meu avô, mais ignorante fica. O amor se torna mercadoria. A possessividade toma o lugar do afeto, carinho, compreensão, companheirismo, generosidade e cumplicidade.

O egoísmo é que comanda a relação. O resultado: mulheres feridas, magoadas, humilhadas, com seqüelas e ou mortas, senão fisicamente mas psicologicamente. Há várias formas de se matar um ser humano.

Que direito, o homem acha que tem, para possuir uma mulher como se fosse seu objeto? Usar e abusar, castigar, desmoralizar, agredir e matar. Acabar com uma história de vida, que não começou quando eles se conheceram. Destruir com a família da mulher, já que mãe, pai, irmãos estão ligados pelo sangue e pelo coração a esta pessoa.

Ninguém é dono de ninguém, somos livres. Deus nos presenteou com a vida e nos deu livre-arbítrio. Não podemos e não devemos ficar presos a ninguém, se não nos fizer bem. Temos o direito e dever sim de lutar por nós e pelos nossos filhos. Temos o direito de sermos felizes com as nossas escolhas.

Não há nada que não se resolva com uma boa conversa, um diálogo franco. A violência deixa marcas profundas, não só na vítima, mas principalmente em quem cometeu o ato. Engana-se quem acha que ferir ou matar é solução. É problema em dobro. Quem em sã consciência acredita que após cometer algum tipo de violência vai conseguir dormir tranqüilo? Vai viver em paz.

Deus não nos trouxe ao mundo para nós nos machucarmos. Trouxe-nos ao mundo para criarmos, cultivar a felicidade, a harmonia, o amor, para sermos amigos.

A desconfiança e a incerteza levam a tragédia. A calma, tranqüilidade e o equilíbrio a sabedoria. Ser sábio é ser manso, é ouvir, é acolher, é encontrar alternativas para acabar com o problema que pode levar a uma ação errada.

Ninguém deseja o seu próprio mal. Portanto esses comentários de que as vítimas procuraram o que lhes aconteceu, não é verdade. O ser humano tem seus momentos de ilusão, sonha, acredita, sente pena, tem esperança.

Mulheres e crianças estão sendo assustadoramente violentas e humilhadas a cada segundo. De todas as raças, credos, religião, idade, milhares delas não sabem onde buscar ajudar, como se livrar do agressor, com quem e para quem contar, não sabem o que fazer.

Muitas sofrem anos, caladas, humilhadas, desorientadas. Às vezes sentem vergonha, delas mesmo, dos filhos, dos vizinhos, dos amigos, dos parentes e se calam. E um dia, são mortas!

Hoje mesmo, assisti uma reportagem sobre uma mulher de 29 anos, do Paraná, que sofria há anos com as agressões do marido, com quem vivia há 15. Ontem ele a espancou tanto que ela chegou a desmaiar. Levou–a próximo a um rio, continuou com a sessão de espancamento, ela pensou nos filhos, resolveu se fingir de morta. O agressor frio e cruel, foi embora, e ela conseguiu pedir ajuda. Ele foi preso, ela está se recuperando, apenas das feridas físicas, as marcas profundas no coração e na alma vão acompanhá-la pelo resto da vida. Se ele for solto em pouco tempo (normal no Brasil), o medo volta a ser seu companheiro.

Que vida esta mulher vai ter daqui para frente, que vida tinha o que vai poder oferecer para os filhos e como estão essas crianças, o que pensam o que presenciaram como será o futuro desta família? Quem destruiu esse lar?

A violência, a falta de amor, de compreensão, a possessividade e principalmente a ausência total de DEUS!!!!!!!



Governantes o que estão fazendo e pretendem fazer para acabar com o sofrimento das nossas mulheres, crianças e adolescentes vítimas da violência desenfreada? Porque só a Lei Maria da Penha parece não estar resolvendo, os homens estão cada vez mais violentos!

Façam algo com urgência, a nossa sociedade está caminhando para um futuro cheio de mágoa, rancor, sofrimento, infelicidade, pessoas feridas que não conseguirão viver sem receio em sociedade. Que não conseguirão viver em Paz!


Fotos: Divulgação Campanhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário