sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Carnaval do alto do Morro do Macaco em Canto Grande

Olá colegas,

Retornei do feriado prolongado.

Apesar de amar Carnaval e desejar estar curtindo muito no Rio, em Salvador ou em Recife, fui com minha família para a praia. E foi muito gostoso, aproveitei os belos dias de sol e até o gostoso sábado nublado e abafado.

Entre as inúmeras idas e vindas a praia, que fica bem próxima a nossa casa, subimos o Morro do Macaco, em Canto Grande. Na verdade subi mais uma vez, já percorri a trilha umas seis ou sete vezes, desde adolescente não abro mão desta escalada, a recompensa aos 220 metros de altura é uma vista ímpar de parte da península de Bombinhas, as maravilhosas praias de Canto Grande e se o tempo estiver bom até parte da Ilha da Magia (Floripa).

Na subida temos a oportunidade de queimar uma boa quantidade de calorias ingeridas durante a estadia na praia. Porém o caminho ainda é precário. Durante o tempo que subíamos e que estávamos no topo, umas vinte pessoas nos acompanharam, gente de todas as partes do Brasil, que não resistiram, convidaram a família e munidos de muita água foram dar uma espiadinha na vista do morro.

O Morro do Macaco é um ponto turístico super importante para o município. Muitos inclusive sobem para saltar de parapente, porém acredito que o local poderia ser ainda mais visitado e apresentado ao mundo, se contasse com melhor infra-estrutura.

A idéia claro é preservar a natureza sempre, mas nada impede do Poder Público Municipal investir em formas de tornar a caminhada mais tranqüila, o que poderia ser feito com a instalação de escadas de madeira, como já existe em alguns pontos, vários mirantes em pontos estratégicos também deveriam ser implantados, com bancos para descanso. Placas com informações sobre o morro, a mata nativa, as espécies que vivem ali, alertas de quanto falta para o topo e solicitação de preservação. Atrativos que tornam a subida ainda mais agradável. Na subida do morro, um quiosque deveria comercializar água e distribuir folder sobre o local e outros pontos turísticos do município, assim como um servidor municipal poderia estar no local orientando o turista. A presença do guia se faz necessário principalmente entre Natal e mês de janeiro e em feriados prolongados, como Carnaval e Páscoa, épocas em que uma grande quantidade de turistas procura o local.

De qualquer forma se você não conhece Bombinhas, especialmente a localidade de Canto Grande, eu recomendo, curta a praia no período da manhã, no final da tarde, assista o pôr do sol do alto do Morro do Macaco, não vai se arrepender, ah não esqueça de ir com uma roupa confortável, tênis e uma garrafinha de água, no final da caminhada, sente-se e curta o visual, mais um presente do Papai do Céu.


Foto: Caroline Pinheiro Kotowiski

Um comentário: