quinta-feira, 8 de abril de 2010

Destaque de exemplo ímpar no Dia Mundial de Combate ao Câncer

O Câncer

De acordo com o Ministério da Saúde o câncer é o nome dado a mais de 100 doenças que tem em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. Dividindo-se rapidamente, essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores ( acumulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células no corpo.

Atualmente o câncer se constitui na segunda causa de morte no Brasil. Se diagnosticado a tempo, o paciente tem muita chance de cura. A busca pelo tratamento adequado e a continuidade deste tratamento são fatores principais para um resultado positivo.

O número de casos de câncer no país cresce como o medo da doença. Para pessoas que passam pelo problema tudo muda na vida da pessoa, o medo da morte e do sofrimento pode prejudicar a busca pela cura.

Irinéia e Paulo Sérgio


Associação do Câncer Amor Próprio

Neste momento, o paciente está frágil, debilitado, com a auto-estima em baixo nível, e necessita de apoio. Esse ombro amigo nem sempre é encontrado na família, é nesta hora que entra a Associação do Câncer Amor Próprio. Fundada em Itajaí, Santa Catarina, a instituição tem por objetivo acolher não só os pacientes da doença mas também a família, que acaba sendo atingida diretamente com o resultado do exame. Na associação além da troca de experiência com outros pacientes, a pessoa encontra um espaço par atividades como artesanato e até atendimento médico e psicológico.

Conforto, assistência, reintegração no convívio social e repensar tabus são algumas missões da instituição.

A entidade sobrevive com ajuda do poder público municipal, da arrecadação de verbas com eventos como bingos, macarronadas, café colonial, bazar de artesanato e de produtos doados pela Receita Federal. Alguns empresários também colaboram com a causa, além da comunidade, que tem acesso livre na sede da associação para conhecer, ajudar financeiramente ou como voluntário.

Neste Dia Mundial de Luta contra o Câncer(08), vale destacar o trabalho desenvolvido pela instituição há 12 anos na cidade.
Ajuda do Governo Municipal

Hoje de acordo com a secretária Irinéia Aparecida dos Santos, são atendidas aproximadamente 700 pacientes. Todos recebem atenção especial, atendimento necessário para viver uma vida melhor e superar a doença com dignidade e fé.

Alguns voluntários da associação fazem inclusive visitas nos hospitais da região semanalmente, a idéia é conhecer as novas vítimas da doença e oferecer apoio.

A maioria dos voluntários já foi ou continua sendo vítima da doença. A secretária Irinéia é um exemplo, há três anos retirou uma mama, que já estava com o tumor em estado avançado. Segundo ela, tudo em sua vida mudou, foi necessário passar por intensas sessões de quimioterapia e radioterapia, perdeu o cabelo e ficou com a auto-estima baixa. Ela acredita que tenha se retraído um pouco e por esse motivo não recebeu da família a palavra que necessitava. Foi encontrar o que buscava na associação, onde permanece até hoje. “Passo o dia inteiro na associação volto só noite para casa, me sinto bem e feliz” conclui.

Irinéia comenta que na entidade a paciente tem liberdade para conversar sobre suas dúvidas e aprender a viver com a situação, que há princípio parece perdida.

Nem sempre a família está preparada para amparar a vítima de câncer, geralmente o primeiro sentimento é de pena, exatamente o que menos a pessoa está precisando. “Só o fato de chegar em um lugar onde as pessoas te escutam e entendem a sua linguagem é muito bom”destaca a secretária da entidade.



Próximo evento

A associação está constantemente auxiliando as vítimas de câncer, sobretudo as mais necessitadas financeiramente. Atualmente estão arrecadando verbas para ajudar na construção de casa de uma paciente de Navegantes. Está aceitando toda e qualquer ajuda da área , como tijolo, cimento, madeira, pregos, enfim todo material necessário para se erguer uma casa.

A entidade também possui outros tipos de ajudar como distribuição de cestas básicas. Para reforçar a arrecadação os voluntários realizam na próxima quarta-feira (14), uma saborosa Macarronada.

O evento acontece ao meio-dia no Salão Paroquial da Igreja Matriz, no centro da cidade. A cartela pode ser adquirida na sede da associação. Aproveite para conhecer a entidade e garantir o seu lugar neste almoço beneficente, em prol da vida.



A associação se localiza na Rua Brusque, 329, no Centro, próximo ao Supermercado Angeloni.

Ou entre em contato através do telefone 47 3349-3661, com Irinéia.

Sede Associação



A Associação do Câncer Amor Próprio, Luta pela Vida, ajude essa nobre causa!



Fotos: Arquivo Chris Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário