quarta-feira, 21 de abril de 2010

Dia do Descobrimento do Brasil e do Planeta Terra!


Neste dia 22, nós brasileiros comemoramos, ainda que timidamente, o Descobrimento do Brasil. Aposto que muita gente nem se lembra, nem mesmo o feriado deste 21 foi lembrado. Muitos nesta quinta-feira, vão dizer que é dia da Independência do País! Culpa da educação que receberam em casa e na escola.

Antigamente as datas comemorativas eram com certeza mais lembradas e cobradas. O estudante crescia com orgulho do país em que nasceu, e sabia contar pelo menos as histórias dos livros didáticos. Hoje se você realizar um rápido bate papo com alunos de ensino fundamental vai se surpreender. Como resposta vai receber perguntas como: Quem é esse tal de Pedro Álvares Cabral? Índio? Que índio, aquele que queimaram?

Esse é o nosso Brasil. Lindo por natureza, mas que não tem cultivado o patriotismo, o amor pela terra!

Falando em terra, nesta quinta-feira, 22, comemora-se também o Dia Internacional do Planeta Terra.

Que tal um pouco de história, um dia você pode precisar!!!!


O Dia do Planeta Terra foi criado em 1970 nos Estados Unidos, pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson. Festejado em 22 de abril, foi o primeiro protesto nacional contra a poluição e ganhou países adeptos ao movimento, a partir de 1990.

Se pensarmos que o Dia do Planeta Terra nasceu como um protesto à poluição em 1970, podemos avaliar o que a humanidade conseguiu fazer nos últimos (quase) 40 anos. De acordo com as notícias que têm sido constantemente veiculadas na mídia internacional, parece que muito, muito pouco tem sido feito de lá para cá. Os rios estão cada vez mais poluídos, as florestas desmatadas, o ar carregado. A violência invade os lares, as escolas, as empresas e todos os espaços coletivos. O lixo é jogado nas ruas ao invés de ser reciclado. A água, o bem mais precioso da humanidade, está escassa. As geleiras estão derretendo. O homem, o único que poderia fazer alguma coisa, está mais preocupado com a economia de seus países.

Como fica a saúde emocional, física e mental do nosso planeta? Apesar dos prognósticos pessimistas, mas reais, ainda existem pessoas e entidades interessadas em manter o equilíbrio do planeta. Elas fazem parte de uma minoria consciente, formada por idealistas que querem fazer uma diferença no mundo. As crianças fazem parte desse grupo, junto com jovens cheios de sonhos e adultos. Ongs, instituições, empresas, iniciativas públicas e escolas estão a cada dia mais se mobilizando, unindo pessoas em prol de um único objetivo maior: salvar o Planeta Terra.

O planeta Terra tem, aproximadamente, cinco bilhões de anos, e muitas são as teorias a respeito de seu surgimento. Para ficar como a conhecemos atualmente, ela passou por eras glaciais, terremotos, maremotos e todo tipo de intemperismo. Antes parcamente habitada, a população humana hoje contabiliza seis bilhões de pessoas.

Tanta era para se transformar no que é hoje, a Terra merece de nós todo o cuidado e respeito. Para mantermos o equilíbrio do planeta é necessário conscientizar-se da importância dele, a começar pelas crianças. Vale lembrar que os recursos naturais, essenciais para a vida, em sua maioria não são renováveis. O pensamento deve ser global, mas as ações podem partir de cada comunidade. Os pequenos atos fazem a diferença, e o planeta agradece.

Colega, atos como reciclar, separar o lixo em casa, não jogar o papel de bala pela janela de seu veículo, descartar garrafas e sacolas plásticas nas vias públicas ou nos rios, não desmatar, não matar animais de nenhuma espécie, isso você pode e deve fazer, pelo sei bem, pelo bem dos seus e de toda a humanidade.

Que tal amar o planeta (a sua casa) a natureza como a si mesmo? Quem ama cuida, trata com carinho, respeita. Se respeite, preserve esse presente ímpar que Deus te deu, se você não fizer a sua parte, com certeza um dia ele pode acabar!

Vamos refletir. Vale inclusive ouvirmos a Canção da Terra (Earth Song) que Michael Jackson compôs em 1995. Ele tentava alertar os habitantes do planeta, sobre quanto mal estamos fazendo para nós mesmos!

Earth Song/Canção da Terra                                                    

Michael Jackson

O que virou do nascer do sol?

E a chuva?

O que virou de tudo

Que você disse que iríamos ganhar?

E os campos de extermínio?

Vamos ter um descanso?

E o que vai virar de tudo

Que você disse que era meu e teu?

Você já parou pra pensar

Sobre todo o sangue derramado?

Já parou pra pensar

Sobre todas as crianças mortas com a guerra?

Você já parou para a notícia

Esta chorando Terra, a sua terra chorando

Eu costumava sonhar

Costumava viajar além das estrelas

Agora já não sei onde estamos

Embora saiba que fomos muitos longe

O que vai virar do passado?

(E de nós?)

E os mares?

(E de nós?)

O céu está caindo

(E de nós?)

Não consigo nem respirar

(E de nós?)

E a terra sangrando?

(E de nós?)

Não conseguimos sentir as feridas?

(E de nós?)

E o valor da natureza?

É o ventre do nosso planeta

(E de nós?)

E os animais?

(E de nós?)

Fizemos de reinados, poeira

(E de nós?)

E os elefantes?

(E de nós?)

Perdemos a confiança deles?

(E de nós?)

E as baleias chorando?

(E de nós?)

Estamos destruindo os mares

(E de nós?)

E as florestas?

Queimadas, apesar dos apelos

(E de nós?)

E a terra prometida?

(E de nós?)

Rasgada ao meio pelos dogmas

(E de nós?)

E o homem comum?

(E de nós?)

Não podemos libertá-lo?

(E de nós?)

E as crianças chorando?

(E de nós?)

Não consegue ouvi-las chorar?

(E de nós?)

O que fizemos de errado?

Alguém me fale o porquê

(E de nós?)

E os bebês?

(E de nós?)

E os dias?

(E de nós?)

E toda a alegria?

(E de nós?)

E o homem?

(E de nós?)

O homem chorando?

(E de nós?)

E Abraão?

(E de nós?)

E a morte de novo?

A gente se importa?


Por Favor, Respeite o Planeta!

Fonte: Site Itu.
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário