quarta-feira, 21 de abril de 2010

Hoje é feriado nacional, é Dia de Tiradentes!!!


“Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes foi orgulho nacional...”, desde criança, na semana do Feriado de Tiradentes, lembro-me do refrão desta música, que cantei muito no colégio. Estudei o ensino fundamental na década de 80, nos Colégios São José e Cenecista Fayal. Naquela época cantavámos muito os hinos brasileiros, de Itajaí, catarinense e todas as datas comemorativas eram lembradas, estudadas e cobradas. E hoje? Será que são?

Lembro inclusive que antes de entrarmos para a sala todos os dias, cantavámos o hino nacional, no Colégio São José até o hino da unidade de ensino. Aprendiámos o amor pela Pátria de uma foram discontráida, talvez por isso eu ame tanto o Brasil.

Porque acredito, que seja realmente no seio escolar que o patriotismo deva ser estimulado, além claro no meio familiar. De nada adianta a escola ensinar e os pais em casa contrariar, tecerem comentários depreciativos em relação a Pátria em que nascemos. Há de se ensinar as crianças e jovens que, política é uma coisa e patriotismo é outra completamente diferente. Talvez nem tudo que aprendemos nos livros didáticos, sobre a história do Brasil seja mesmo verdade, mas a verdade que desejaram nos contar pois seria mais cômodo, mais interessante.

Porém há de se ter consciência que algumas pessoas lutaram de verdade pela liberdade e dignidade do povo brasileiro. É a essas pessoas, que se tornaram martires, que devemos homenagear e lembrar sempre.

Tiradentes foi um deles. Um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político, que atuou na época do Brasil colonial, entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Tiradentes desejava a independência mineira. Não se conformava com o volume de riquezas tomadas pelos portugueses e a pobreza em que o povo permanecia. Após morar um ano na capital carioca, retornou a Minas Gerais, onde começou a pregar em Vila Rica e cidades próximas, em favor da independência daquela província.

Os principais planos dos inconfidentes eram: estabelecer um governo republicano independente de Portugal, criar manufaturas no país que surgiria, uma universidade em Vila Rica, e fazer de São José dal-Rei, a capital.

Nessa república não haveria exército, em vez disso, toda a população deveria usar armas, e formar uma milícia quando necessária. Há que se ressaltar que os inconfidentes visavam a autonomia somente da província das Minas Gerais. Tiradentes foi o único a, assumir toda a responsabilidade pela “inconfidência”, inocentando seus companheiros. Presos, todos os inconfidentes, aguardaram durante três anos pela finalização do processo. Alguns foram condenados à morte e outros ao degredo; algumas horas depois, por carta de clemência de D. Maria I, todas as sentenças foram alteradas para degredo, à exceção apenas para Tiradentes, que continuou condenado à pena capital, porém não por morte cruel como previam as Ordenações do Reino: Tiradentes foi enforcado.

Joaquim José da Silva Xavier, foi morreu em 21 de abril de 1792.

Foi Executado e esquartejado, com seu sangue se lavrou a certidão de que estava cumprida a sentença, tendo sido declarados infames a sua memória e os seus descendentes. Sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica, tendo sido rapidamente cooptada e nunca mais localizada; os demais restos mortais foram distribuídos ao longo do Caminho Novo: Santana de Cebolas (atual Inconfidêmncia, distrito de Paraíba do Sul), Varginha do Lourenço, Barbacena e Queluz (antiga Carijós, atual Conselheiro Lafaiete), lugares onde fizera seus discursos revolucionários. Arrasaram a casa em que morava, jogando-se sal ao terreno para que nada lá germinasse.

Ele lutou até o fim, desejou de todo o coração um sistema melhor para o seu povo. Ele é um herói. Por isso hoje é feriado, para se lembrar deste homem que dedicou a vida pela pátria mineira. Ele foi um exemplo.

Porém......acho que o feriado deveria ser amanhã, dia 22, dia em que se comemora o Descobrimento do Brasil....amanhã também é dia Internacional do Planeta Terra...

Mas sobre estes assuntos falo no próximo post..ok?

Tenham todos um ótimo feriado, aproveitem para dar uma olhada nos livros, ou consultar na internet um pouco mais da nossa história, esta na hora de nos orgulharmos do nosso país e batalhar por um futuro melhor, ele está em nossas mãos, unidos somos mais fortes que todos os governantes juntos!


Imagem Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário