sexta-feira, 30 de abril de 2010

Dia Internacional da Dança...Movimente-se

Aprendizado na infância para a vida

Nesta quinta-feira(29), foi comemorado o Dia Internacional da Dança. A data é promovida pelo Conselho Internacional de Dança, uma organização interna da UNESCO para todos os tipos de dança. A comemoração iniciou em 1982, e é uma homenagem a Jean-Georges Noverre, que nasceu em 29 de abril de 1727, morreu em 1810 e foi o criador do balé moderno.

O objetivo da data é aumentar a atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem um local apropriado para a arte em todos os sistemas de educação, do ensino infantil ao superior.
Os pés que encantaram o mundo

A dança tem sido parte integral da cultura humana através de sua história, quem nunca dançou, se balançou, bateu com os pés no chão, balançou a cabeça ao ouvir a sua música preferida? Porém a dança ainda não é prioridade oficial no mundo. De acordo com o professor Alkis Raftis, que foi presidente do Conselho Internacional de Dança, em mais de 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais, não há fundos no orçamento do estado alocados para o apoio a este tipo de arte, assim como não há educação da dança, seja na escola pública ou privada.

A dança é um exercício, mas é feito com mais prazer, de uma forma lúdica, que encanta e auxilia diretamente na qualidade de vida do ser humano. Não só o corpo se alegra com a dança, mas a mente, o coração , tudo é trabalhado na dança. As crianças se sociabilizam, conhecem seu corpo, se tornam mais disciplinadas, criam o hábito da boa postura, evitando assim futuros problemas nas articulações. O adulto expressa os seus sentimentos através dos passos de dança, se comunica, cria circulo de amizades, paquera, namora, casa, constitui família embalado pela dança. O idoso recupera sua auto-estima, volta a sociabilizar e a viver melhor.

Seja qual for o ritmo escolhido, da dança de salão ao profissional, dance, movimente-se, expresse seus sentimentos para o mundo, abra seu coração, deixa sua mente leve, não pense em nada solte o corpo, siga o ritmo da música da sua vida e seja feliz! Dance!
De corpo de alma

Falndo em dança, claro, não poderia deixar de comentar sobre um dos melhores bailarinos do mundo, que perdemos no ano passado. Criador de passos imortais e danças contagiantes. Michael Jackson não era só cantor, era um artista completo, que fazia da música e dança seu estilo de vida. Os passos de Michael são imitados por milhares pessoas pelo mundo afora. Jackson contagiava o público em seus show´s não só com suas canções, mas pela dança, pelos movimentos sincornizados com seus bailainos, que eram escolhidos com carinho. Os melhores dos melhores tinham o privilégio de subir ao palco e bailar com Michael Jackson! E ele com certeza era feliz neste momento, pelo menos nestes momento em que seu corpo se sintonizava com a dança, Michael era feliz e transmitia essa energia positiva ao público.
Equilibrio

Aqui em Itajaí jovens e adultos se destacam na dança profissional. Vários grupos representam a cidade e fazem bonito. Destaque para os Grupo Millenium e Tríade, ambos realizam trabalhos junto aos jovens da cidade, casam a dança com o compromisso escolar, formam bailarinos e cidadãos preparados para enfrentar o mundo com leveza. O grupo Fios de Prata resgata a cultura açoriana, encanta os olhos da platéia e resgata a auto-estima das idosas da cidade. Parabéns aos grupos, parabéns a todos os dançarinos de Itajaí!

Danca, dance, dance e seja feliz!

Fotos: Arquivo Pessoal e Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário