sexta-feira, 30 de abril de 2010

Requerimento sobre habitação provoca debate de mais de uma hora na câmara



A sessão ordinária de quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Itajaí foi praticamente de um só requerimento Por mais de uma hora, os parlamentares discutiram sobre habitação. A base foi o requerimento do vereador Marcelo Werner (PC do B), que solicita a superintendência da Caixa Econômica Federal da região, que se localiza em Blumenau, atenção especial aos convênios no setor da habitação do município de Itajaí, principalmente para as famílias de baixo poder aquisitivo.

O assunto foi estopim para uma calorosa discussão. Quase todos os vereadores se pronunciaram em defesa da população, que ainda sofre os reflexos da enchente de 2008, morando em locais sem as mínimas condições e segurança, além de muitos estarem em áreas de invasão e sem qualquer infra-estrutura.

Destaque para a participação do vereador Elói Camilo da Costa (PMDB), que no calor da discussão acabou fazendo uma denúncia. O vereador comentou que recentemente esteve no bairro Murta, em um loteamento de casas, conhecido como Vila da Miséria, construído no governo passado. De acordo com o parlamentar as residências não são tão ruins, porém foram erguidas abaixo do nível da rua e conseqüentemente do rio Itajaí Açu, que passa bem próximo as residências. “Quando o rio sobe, a água que corre sobre a rua deságua nas casas, é uma calamidade, o prefeito da época não tem culpa, os culpados são os engenheiros que projetaram e assinaram a obra e os secretários das pastas responsáveis pela construção” desabafa Elói. Ele ainda dispara “Esses profissionais deveriam ser presos, não podem tratar o povo desta maneira”.

Na verdade, essa denúncia do vereador é apenas um exemplo da forma como está sendo tratada a construção de loteamentos habitacionais, que são destinados principalmente aos cidadãos de baixa renda. A maioria apresenta sérios problemas, são pequenos, construídos com material inferior e se localizam em áreas complicadas, geralmente as primeiras a serem atingidas por enxurradas. Elói ainda destacou que todos os políticos trabalham para o povo, especialmente para os menos favorecidos, e, que também essas pessoas merecem respeito, consideração e bons serviços.

Essa não é a única área que está problemática na cidade. Outros setores como segurança, saúde e educação são pautas de freqüentes reclamações no legislativo. E você, que não compareceu a Câmara ontem, mas tenho certeza que não vai deixar de acompanhar o resumo no Programa Câmara em Destaque, desta sexta-feira, que vai ao ar às 22 horas, através da TVBE (canal 21 aberta e 27 na Viacabo TV), o que acha deste assunto, desta denúncia do vereador Elói? O que o poder público poderia fazer para minimizar o sofrimento da população? Será que só a falta de verba é desculpa para oferecer serviços de baixa qualidade, ou quem sabe falta uma pitada de boa vontade e amor ao próximo?!

Um abraço. Não esqueça: Programa Câmara em Destaque, às 22 horas pela TVBE. Eu aguardo você!

Fotos: Arquivo Pessoal Chris

3 comentários:

  1. Cara mestra Cris: vêem, aqui e acolá, manifestações de empresários profissionais liberais, políticos, construtores, “ preocupados” “ impressionados “ ou ainda “ surpresos” com o crescimento da insatisfação do publico eleitor com o atual estado de coisa, que vem se expandindo e se aprofundando ate mesmo nos “ grotões “ antigos redutos conservadores, e nas classes medias, inclusive nas mais altas. Agora em os nossos nobres edis, preocupados fazendo igual à galinha choca quando cria faz um alarido dos mais altos, veja o Eloi com 30 de políticas, o Renato ribas, o Nicolas, Marcelo Werner ( autor do requerimento ) e outros mais, a fazerem discursos inflamados corroborando suas atuações das gestões anteriores, não viram isto na época que foram pedidos a autorização das construções, não foram feitas nos últimos 2 anos ou foram? ( afina estão legisladores ou são legisladores ). Minha querida colega, estes homens ditos legislativos, são pessoas “ assustadas “ porque acompanham esses movimentos de opinião nas pesquisas e procuram explicações na mídia, na vida publica, no poder de sedução dos candidatos, na estrutura política e partidária, na militância, nos métodos de aliciamento, na força da doutrina da ideologia. Ou, ainda, vêem no suposto descrédito do legislativo, do executivo e do Judiciário causas eventuais para a escalada de uma propaganda de “ contestação “. Misturam razões objetivas e subjetivas, causas concretas e pseudocausas. As elites produtoras de serviços as construtoras, que para melhor efeito de analise, chamaremos de burguesia “ industrial - comercial- de serviços “ , muitas vezes carregam nas tintas para expor à execração pública o corpo político, como bode expiatório e raiz de todo o mal. Mas não tem olhado o suficiente para si mesmas, para seu papel crucial no processo político-social.

    ResponderExcluir
  2. e aí mana, garota de ouro do canal 21, hihihihihihihi

    ResponderExcluir
  3. olá colegas, obrigada pela participação. Tbém acho que os políticos que hj se surpreendem deveriam fiscalizar os fatos qdo estavam sendo executados e solicitar melhorias...mas antes tarde do que nunca...se é para melhorar a situação do nosso sofrido povo eu assino embaixo...que as próximas residências sejam construídas com infra-estrutura e que os cidadãos sejam mais felizes, que vivam mais dignamente, porque todo mundo tem direito a uma vida melhor, não só os empresários, burgueses, políticos, todos nós temos direito de nos descobrirmos, crescermos, não dependermos de outros e alcançar o sucesso e a felicidade. Vale destacar que a felicidade não está ligada a dinheiro, a poder, é muito mais! Encontre-a se seja para sempre feliz!

    ResponderExcluir