segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O dia que perdemos Padre Alvino Broering




A segunda-feira (14) de dezembro, foi ensolarada em Itajaí. Porém o coração da maioria da população, em especial dos católicos estava com muita nebulosidade.



Por volta das 02h30min da manhã, às margens da BR 101, próximo ao Posto Maiochi, acontecia um crime bárbaro. De acordo com informações prestadas por vigilantes do posto, um veículo parou no estacionamento do posto, o motorista saiu do veículo correndo anunciando que estaria sendo assaltado, em seguida outro homem também saiu correndo armado com uma faca, conseguiu alcançar a vítima e lhe desferiu golpes com a arma. O agressor fugiu com o carro e deixou a vítima agonizando no chão. Só então os vigilantes agiram! Foram socorrer a vítima e chamaram a ambulância.

O homem havia recebido oito facadas pelo corpo, comenta-se que teriam atingido as costas, abdômen e rosto. A vítima chegou com vida no Hospital Maternidade Marieta Konder Bornhausen, passou uma por intervenção cirúrgica, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo por volta das 6 horas da manhã. Neste instante os cristãos de Itajaí perdiam sem saber o Padre Alvino Broering (46). Ainda durante a manhã fiéis da cidade e dos municípios vizinhos se reuniram na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento para prestar a última homenagem ao Padre. Um missa de corpo presente foi celebrada pelo Arcebispo Dom Murilo Krieguer e demais padres da cidade. Um momento de muita comoção e tristeza. Por volta das 11h30 minutos o carro fúnebre trazendo o caixão em que estava o corpo do Padre chegou a igreja, como de costume o sino tocou lentamente anunciando que uma pessoa muita querida da comunidade havia partido. Crianças, jovens, adultos e idosos se lamentavam e se mostravam ainda em choque, pela perda repentina e sem explicação.



O padre que era Capelão da Universidade do Vale do Itajaí e Diretor–Presidente da Rádio Comunitária Conceição FM, membro da Academia Itajaiense de Letras, foi um sacerdote atuante na cidade e região. Com apenas 20 anos de sacerdócio, havia sido pároco da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, da Igreja Matriz de Navegantes, estava presente na maioria das celebrações públicas e privadas. Era um padre muito acessível, bem humorado, carismático e querido.



Eu tive a oportunidade maravilhosa de trabalhar com ele em 2005, na TV Itajaí (a cabo). Realizei várias entrevistas com o padre, inclusive antes e após a morte do Papa João Paulo II, já que o Padre havia estado com o Papa na última visita do pontífice em Florianópolis. Padre Alvino tinha um carinho muito especial por mim e eu por ele, sempre me elogiava e dizia que se sentia honrado de trabalhar ao lado de uma profissional tão competente. Quem não gosta de ser elogiado, ainda mais por uma pessoa tão importante quanto ele!?

A última vez que o vi, foi há cerca de 15 dias, como estava dirigindo não consegui cumprimentá-lo, esses dias estacionei meu carro em frente à rádio Conceição, e até pensei em ir fazê-lo uma visita rápida e pedir uma benção (que nunca é demais) acabei não indo, hoje me arrependi!

Quando recebi a notícia de sua partida, de forma tão cruel, brutal e desumana, fiquei muito triste, assim como todos que gostavam dele. A vida dele foi ceifada muito cedo, Padre Alvino tinha com certeza muito mais obras maravilhosas a fazer, em 2010, por exemplo, a rádio completa 10 anos, e o padre estaria já planejando as comemorações, inclusive com um show nacional.


A vida particular do Padre foi muitas vezes colocada em julgamento e a prova por muitas pessoas, seres humanos comuns que não tem o direito de julgar. Quem somos nós para julgar? Somos cheios de erros e pecamos a cada minuto. Por isso peço perdão todos os dias a Deus, por tudo que já fiz de ruim e ainda possa fazer, e muitas vezes nem me dar conta. Aos meus amigos e pessoas que persistem em não gostar de mim (por algum motivo) peço perdão. Não ofendi de coração, com certeza, foi da boca para fora, alías impulsividade é um dos meus maiores defeitos! Mas estou melhorando! Eu perdôo a todos, quem sou eu para não perdoar. Não somos nada nesta vida. A única razão de estarmos aqui é com certeza o amor, e essa simples palavra é de significado infinito, e devemos aplicar a cada milésimo de segundo no nosso dia-a-dia. Alguns questionaram: o que o padre andava fazendo de madrugada na BR 101, com um homem dentro do carro! Quem tem algo haver com isso? Ele devia alguma coisa a alguém. Quem deve? Nós somos livres. E Fazemos de nossa vida o que bem entendemos. E seja o que for que fazemos nada justifica essa brutalidade com o Padre Alvino, nem contra qualquer cidadão. Tirar a vida de um ser humano, isso sim é crime e vai contra as leis de DEUS!



Gostaria de registrar aqui o respeito, admiração e carinho especial que sempre tive pelo Padre Alvino, que sempre me dispensou também muito carinho, atenção e respeito!

Que a justiça seja feita e que nosso Padre Alvino Broering descanse em Paz!

Foto: Divulgação - Orkut Conceição FM

10 comentários:

  1. Caríssima Christiane,

    Lindo comentário! Que nosso querido Pe. Alvino possa agora receber as alegrias eternas do nosso Deus!

    ResponderExcluir
  2. obrigada Nahor por sua participação. Acho que isso é tudo que temos a comentar sobre o Padre Alvino mesmo, quem somos nós para julgarmos né? Desejo que ele esteja em paz!abços

    ResponderExcluir
  3. Adorei as ponderações, Chris!

    Parabéns,"Minina di ouru da TV Brasil Esperança" (Como diria nosso querido vereador Elói!!!).

    ResponderExcluir
  4. Chris,

    Vc esta certissima em suas palavras, quem nunca comete erros? as pessoas que estao julgando sao pessoas sem personalidade ou melhor ignorantes. Ele fará muita falta para nós.

    luciane

    ResponderExcluir
  5. grata amigos pelos comentários...adoro todos vcês de coração...Feliz Natal! bjus

    ResponderExcluir
  6. Ele era gay, marcou encontro ocm 1 garoto, não deu certo e morreu, acabou. Mais 1 morto pelo celibato.

    ResponderExcluir
  7. Christiano, erros são erros, pecado é pecado, o evangelho de JESUS CRISTO prega até hoje a transformação do carater pecamissono e o vão antigo estilo de vida, quando somos resgatados do pecado, imundicia e paixão da carne, avareza, prostituição, enfim..."O fato é que DEUS não pensa como nós, não age como nós, sua palabra é fiel "O que plantar isso ceifará" De boas intenções o inferno esta cheio, o testemunho de prega por atites Jenuinamente (verdadeira) Cristã, de uma vida reconciliada e trasnformada por DEUS, aqui não bem o caso de Catolicos, Espiritas, Evangelicos, vem a toma a Palavra e Carater de DEUS "JESUS" mediante esse acontecimento, faltou carater, humildade, ele viveu numa prisão, no seu oculto, um mundo camuflado, não estou julgando ele como Padre, mais as atitudes como cristão que como tantos, Prega o que não consegue viver, nem ao menos tenta..."Era melhor ele ter deixado a batina, o cargo de lider religioso da cidade enfim, mais DEUS é justo e fiel, eu e muitos oramos para que a cidade seja transformada, que o povo desperte para o NOVO de DEUS, para que os falsos profetas e testemunhas caim suas mascarás para que o povo aprenda a se arrepender e viver em novidade de vida com JESUS CRITO...

    ResponderExcluir
  8. O que ninguem sabe é do companheiro que Pe Alvino deixou. A Dona Rosa vice diretora da radio e digamos mãe dele sabe quem é. (P) esteve muito tempo ao seu lado. Espero que ela seja justa e o ajude a tomar o que lhe é de direito fazendo assim a vontade do Pe Alvino o deixando feliz pelo seu ato. Eu era braço direito e esquerdo do Pe dentro da rádio e sei de muita coisa onde mesma ficava calada, sendo assim o seu porto seguro para desabafar. Eu mesma sei o quanto ele admirava o (P….), acredito que ele deve ter deixado algum documento passando o que construiu apesar de (P) estar ao lado dele na epoca em que estava construindo seu imperio…..reforçando espero que você Rosa o ajude!

    ResponderExcluir
  9. Agora ele esta com seu pai e sua mãe!

    O unico filho que pode estudar.
    Pois meus avós tinham que vender ovos,leite para poder pagar seu estudo.Que antigamente era dificil quem podia estudar.

    Muitas vezes se faltac ovo na mesa,ou se nao tivec nada para comer.È que naquele dia não teria sobrado nenhum alimento,pois minha avó teria vendido para pagar seu estudo..

    Rezumindo:
    Se hoje ele chegou onde chegou,foi por causa de seus pais.
    E por todas as pessoas que gostavam da pessoa que ele era..

    Agradeço aqui as pessoa que defendem ele..
    Muitas pessoas jungam sem saber quem ele era,então não dou meus olvidos a esse tipo de pessoas IGNORANTE!

    A Familia não está conformada até Hoje por este crime barbaro!

    Mais, A Justiça TARDA
    Mais não FALHA!

    A familia toda leva tio Alvino no coração pro resto da vida!
    Pois só quem conheceu ele ,pode dizer o quanto ele era uma pessoa incrivel e especial!

    Te amamos P. alvino Broering.
    De: Toda familia Broering

    ResponderExcluir